Tecnologia Social Espaços Mundos: Formação Por Competências Socioemocionais
A Tecnologia Social Espaços Mundos surge inicialmente como uma metodologia inovadora criada e desenvolvida pelo Instituto de Educação Portal – IEP para desenvolver em seus educandos competências socioemocionais, estruturando assim uma educação integral, preocupada não somente com a capacitação técnica, que esta seja complemento de uma formação comportamental em excelência. O
Espaços Mundos surge do trabalho de pesquisa teórico-prático, iniciado em 2007, por uma equipe interdisciplinar formada por pedagogos, arte-educadores, assistentes sociais e empreendedores locais, preocupados em desenvolver uma nova forma de ensino que fosse capaz de despertar competências comportamentais e humanas, formando líderes e agentes de transformação social, para que possam atuarem em várias áreas do conhecimento.
Com a metodologia sendo colocada em prática, a equipe de artistas-docentes-pesquisadores pôde atualizar o formato de acordo com a evolução do tempo e a mudança social de território, ampliando o campo teórico na mesma proporção em que se fermentou e potencializou as práticas. Desta maneira, ganhando destaque na formação de jovens profissionais baseados nos princípios da educação integral, a metodologia ganha o reconhecimento de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, em 2013. A certificação oficializa a metodologia como sendo uma prática que surge como solução inovadora e criativa para reduzir uma problemática social encontrada no mercado de trabalho: a capacitação socioemocional.
Quando falamos de competências socioemocionais diversas são as expressões que surgem como sinônimos: inteligência emocional, soft skills, hábitos da mente, competências fundamentais para o século XXI, entre tantas outras que se aproximam do conceito inicial. Competências socioemocionais são características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no que tange a formação de um cidadão integral, para que possa agir de forma responsável e ativa na área pessoal e profissional, e assim alcançar o sucesso em todas as esferas de sua vida. (PAR, 2020)
Os Espaços Mundos atua no desenvolvimento das competências socioemocionais em jovens que estão sendo inseridos no mercado de trabalho, para que possam ter uma vantagem competitiva se tornando líderes, e despertando o senso crítico, coletivo, solidário, empático e humano em cada educando que atravesse esse portal de formação.
A tecnologia é dividida em Mundos, nomenclatura utilizada para as disciplinas. As competências socioemocionais trabalhadas na metodologia são distribuídas em todo o percurso formativo do aluno. Cada Mundo contém objetivos pedagógicos para serem atendidos, conteúdos selecionados e atividades elaboradas para cada competência.
Nos Espaços Mundos utilizamos a Arte como ferramenta pedagógica, não no caráter de formação artística como finalidade, mesmo que haja o estimulo para o desenvolvimento de jovens-artistas, este princípio não se toma como prioridade. A Arte entra como meio, como um veículo de condução, um transporte que nos leva de encontro as competências socioemocionais. Em cada atividade, provocativa e experimentação, os educandos são convidados e estimulados a terem contato com as linguagens artísticas que nos levam a uma reflexão da vida, e como podemos ser responsáveis por boas mudanças de hábitos, atitudes e discursos.
A tecnologia possui 11 disciplinas, que são distribuídas ao longo do ciclo formativo dos jovens: Mundo Desafio, Mundo Eu, Mundo Família, Mundo Espiritual, Mundo Arte e Cultura, Mundo Comunicação, Mundo Cidadania, Mundo Ambiental, Mundo Trabalho, Mundo Empreendedorismo e Mundo Tecnológico.
À medida em que o educando atravessa cada disciplina, o mesmo se modifica por meio da narrativa de vida, dos colegas e das experiências vividas dentro e fora da sala, se tornando um ser mais flexível, empático, altruísta, crítico, solidário, autêntico e autônomo, donos de suas próprias histórias, provocado pequenas revoluções sociais por meio de uma educação baseada no amor.
Deixe um comentário