Em menção ao dia mundial do meio ambiente, celebrado no dia 05 de Junho, data esta criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os educandos do IEP- Instituto de Educação Portal realizaram várias ações em alusão a este dia. Destacamos aqui as principais realizações nas unidades:
Ações da Unidade Aquiraz
O IEP- Instituto de Educação Portal, juntamente com a Prefeitura Municipal de Aquiraz por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SEAMP) realizou no dia 06 de junho de 2022 na Casa do Saber a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente.
O evento, que contou com a presença do Prefeito Bruno Gonçalves, a primeira dama Carla Ibiapina, o secretário do meio ambiente Humberto Bezerra, os vereadores Alex Lemos, Maney Freitas e Peninha, o representante da Empresa Beach Park Ivon Levi, estudantes da rede municipal de Aquiraz e comunidade. O evento foi conduzido pelos jovens e aprendizes da turma ADM 38 do IEP e Beach Park que construíram uma intervenção teatral provocando o público a algumas reflexões:
- Como nossas ações podem afetar o planeta?
- Será que teremos um futuro?
- Qual é a solução?
A apresentação retratou o cenário atual, ano 2022, onde pessoas brigam por água; crianças nascem deformadas; onde os sentimentos consumistas contribuem consideravelmente para a destruição do planeta. O público foi conduzido ao ano de 2030 repensando o futuro em um momento presente onde as agressões ambientais serão as contaminações em massa, a poluição em níveis elevados, os gases tóxicos, a destruição da floresta Amazônica, deixando bem claro que essa destruição é uma crescente e que não saberemos como será o futuro do planeta. Foi ressaltado também que a ONU comunicou, alertou e criou vários programas em defesa do meio ambiente.
Os educandos usaram também a literatura de cordel como forma de conscientizar sobre o desperdício, não jogar lixo em locais inadequados, sobre quais medidas devemos adotar para que no futuro tenhamos um ambiente saudável, resgatando o brilho do olhar das pessoas, a esperança, o entendimento de que precisamos salvar a natureza para gerações futuras.
Ações da Unidade Fortaleza
O evento na unidade de Fortaleza foi realizado no dia 01/06/2022 – Núcleo Fortaleza – Fametro, contando com as presenças da Professora Ivana, do GIA (Grupo de Interesse Ambiental) e turma de aprendizes. Na oportunidade foram realizadas rodas de conversas e dinâmicas sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Ações da Unidade Morada Nova
A unidade de Morada Nova realizou palestra sobre coleta seletiva e a problemática socioambiental na cidade em virtude de descartes de forma irregular. Os educandos visitaram as margens da Lagoa da Salina trazendo a problemática do lixo descartado de forma irregular e apresentações remotas das turmas ADM 11 e ADM 07 promovendo discursão sobre os 10s, soluções sustentáveis e consciência para o tema ambiental.
Ações da Unidade Pacajus
Os educandos da unidade Pacajus realizaram atividades representando as energias renováveis, 5s e soluções sustentáveis
Ações da Unidade Maracanaú
Na unidade de Maracanaú, o educador Washington utilizou e confeccionou cartazes com a turma de ADM 09, onde os alunos montaram uma apresentação sobre a importância da preservação ambiental. Em seguida, os cartazes foram afixados no núcleo.
Ações da Unidade Caucaia
O Professor Liandro, de forma remota, relatou aos educandos das turmas 21 e 22 de Alimentador de linha de produção da Empresa AERIS, a origem do 10s que surgiu no Japão após a segunda grande guerra. Com a destruição do Japão, os EUA enviaram recursos financeiros, materiais e humanos para reerguer a cidade. Foi neste contexto de ajuda que William Edward Deming, considerado o pai do controle de qualidade, definido como o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue por uma empresa, encontrou nos EUA um terreno fértil para explanar sobre a qualidade, que era rejeitada nos EUA, valendo-se para isto da metodologia dos 10S, uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações e, acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania.
Deixe um comentário