Semana do Meio Ambiente 2022


Em menção ao dia mundial do meio ambiente, celebrado no dia 05 de Junho, data esta criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os educandos do IEP- Instituto de Educação Portal realizaram várias ações em alusão a este dia. Destacamos aqui as principais realizações nas unidades:

Ações da Unidade Aquiraz

O IEP- Instituto de Educação Portal, juntamente com a Prefeitura Municipal de Aquiraz por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SEAMP) realizou no dia 06 de junho de 2022 na Casa do Saber a solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente.

O evento, que contou com a presença do Prefeito Bruno Gonçalves, a primeira dama Carla Ibiapina, o secretário do meio ambiente Humberto Bezerra, os vereadores Alex Lemos, Maney Freitas e Peninha, o representante da Empresa Beach Park Ivon Levi, estudantes da rede municipal de Aquiraz e comunidade. O evento foi conduzido pelos jovens e aprendizes da turma ADM 38 do IEP e Beach Park que construíram uma intervenção teatral provocando o público a algumas reflexões:

  • Como nossas ações podem afetar o planeta?
  • Será que teremos um futuro?
  • Qual é a solução?

A apresentação retratou o cenário atual, ano 2022, onde pessoas brigam por água; crianças nascem deformadas; onde os sentimentos consumistas contribuem consideravelmente para a destruição do planeta. O público foi conduzido ao ano de 2030 repensando o futuro em um momento presente onde as agressões ambientais serão as contaminações em massa, a poluição em níveis elevados, os gases tóxicos, a destruição da floresta Amazônica, deixando bem claro que essa destruição é uma crescente e que não saberemos como será o futuro do planeta. Foi ressaltado também que a ONU comunicou, alertou e criou vários programas em defesa do meio ambiente.

Os educandos usaram também a literatura de cordel como forma de conscientizar sobre o desperdício, não jogar lixo em locais inadequados, sobre quais medidas devemos adotar para que no futuro tenhamos um ambiente saudável, resgatando o brilho do olhar das pessoas, a esperança, o entendimento de que precisamos salvar a natureza para gerações futuras.

Ações da Unidade Fortaleza

O evento na unidade de Fortaleza foi realizado no dia 01/06/2022 – Núcleo Fortaleza – Fametro, contando com as presenças da Professora Ivana, do GIA (Grupo de Interesse Ambiental) e turma de aprendizes. Na oportunidade foram realizadas rodas de conversas e dinâmicas sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Ações da Unidade Morada Nova

A unidade de Morada Nova realizou palestra sobre coleta seletiva e a problemática socioambiental na cidade em virtude de descartes de forma irregular. Os educandos visitaram as margens da Lagoa da Salina trazendo a problemática do lixo descartado de forma irregular e apresentações remotas das turmas ADM 11 e ADM 07 promovendo discursão sobre os 10s, soluções sustentáveis e consciência para o tema ambiental.

Ações da Unidade Pacajus

Os educandos da unidade Pacajus realizaram atividades representando as energias renováveis, 5s e soluções sustentáveis

Ações da Unidade Maracanaú

Na unidade de Maracanaú, o educador Washington utilizou e confeccionou cartazes com a turma de ADM 09, onde os alunos montaram uma apresentação sobre a importância da preservação ambiental. Em seguida, os cartazes foram afixados no núcleo.

Ações da Unidade Caucaia

O Professor Liandro, de forma remota, relatou aos educandos das turmas 21 e 22 de Alimentador de linha de produção da Empresa AERIS, a origem do 10s que surgiu no Japão após a segunda grande guerra. Com a destruição do Japão, os EUA enviaram recursos financeiros, materiais e humanos para reerguer a cidade. Foi neste contexto de ajuda que William Edward Deming, considerado o pai do controle de qualidade, definido como o  nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue por uma empresa, encontrou nos EUA um terreno fértil para explanar sobre a qualidade, que era rejeitada nos EUA, valendo-se para isto da metodologia dos 10S, uma proposta que visa reeducar as pessoas, recuperar valores, buscar a melhoria nos ambientes, aumentar a produtividade, não descuidar da saúde e segurança, modernizar as organizações e, acima de tudo, buscar a conscientização das pessoas para práticas de cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *