O Instituto de Educação Portal (IEP) é uma Organização da Sociedade Civil de interesse público – OSCIP fundado em 01 de dezembro de 2007, tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e educacional, através de um programa continuado de educação e formação profissional para pessoas em
situação de risco e vulnerabilidade social, articulando comunidades, governos, ONGs, empresas privadas, instituições da sociedade civil e outras no intuito de contribuir para políticas públicas e gerar capital humano e social. Visa concretizar ações conjuntas em rede e o desenvolvimento de projetos na área da
educação.
A missão do IEP é fazer a diferença na vida das pessoas, formando líderes para atuarem como profissionais multiplicadores de transformações no âmbito social, educacional, ambiental, artístico e cultural. Utilizamos como diferencial a Tecnologia Social Espaços Mundos, como metodologia ativa proposta pelo IEP o qual parte da realidade dos educandos, reverbera na práxis, potencializando as
competências socioemocionais. Com conhecimento transversal a formação profissional, a tecnologia Espaços Mundos utiliza a arte e a cultura para estimular os educandos a atuarem como protagonistas e profissionais multiplicadores de transformações no âmbito social. Programa reconhecido pela
Fundação Banco do Brasil e UNESCO.
O IEP tem como premissas a oferta de uma educação de qualidade, seu foco é a excelência educacional, com imensos esforços para garantia de jovens capacitados, proativos e determinados a enfrentarem qualquer adversidade do mercado de trabalho. Nesse sentido, o instituto tem se dedicado a adotar e a desenvolver metodologias ativas, próprias e atuais nas práticas educacionais dos jovens e dos adolescentes atendidos. Por isso, o IEP conta com uma equipe pedagógica especializada e dedicada às novas tendências educacionais, em especial, às metodologias ativas.
Afinal, do que se trata metodologias ativas? Inicialmente, é importante lembrar que, historicamente, o tradicionalismo na educação predominou, acentuando o professor com a figura central no processo educacional, ao passo que inclinava o aprendiz à margem, criando barreiras entre educador e educando.
Nesse percurso, o desenvolvimento educacional deve considerar a central parceria entre professor-aluno. Eis o momento chave em que surge as metodologias ativas.
Enquanto o professor atua como facilitador, orientador e supervisor, em contrapartida o educando, por excelência, protagoniza, por meio das metodologias ativas, o desenvolvimento de novas competências, tais como: criticidade, proatividade, criatividade, autoavaliação e, em especial, uma habilidade muito necessária na sociedade contemporânea, cooperação – por meio do trabalho em equipe.
No IEP, defende-se um processo pedagógico válido não como no citado tradicionalismo, mas aquele em que o educando exerce sua autonomia e protagonismo no fazer educativo, ou seja, fundamentado nos princípios da criatividade, da iniciativa, da inovação e, por fim, da colaboração. Dessa forma, desenvolve-se no aprendiz o senso de autonomia da sua própria aprendizagem, ele aprende por si, ao mesmo tempo que o professor lhe guia, tal como defendia o pedagogo norte-americano John Dewey (1859–1952).
Para o Instituto de Educação Portal, com as metodologias ativas, o educando é protagonista não só do seu próprio aprendizado, como também do seu próprio projeto de vida. Com tais metodologias, o aprendiz é incentivado à reflexão e à prática em sala de aula, tanto pelas atividades diversas que envolvem a intrínseca relação teoria-prática, quanto por trabalhos e por discussões na resolução de problemas. Dessa maneira, não ocupando, portanto, aquela antiga posição de mero receptor de informações.
Para melhor ilustrar o trabalho realizado pelo IEP, sabe-se que a resolução de problemas e o ensino por meio de projetos são interessantes exemplos das metodologias ativas adotadas. O espaço de aprendizagem dada aos projetos e às resoluções de problemas atua como o grande diferencial e, desta forma, a inovação das práticas pedagógicas da instituição.
Entre os adolescentes e os jovens que fazem parte da instituição, é comum ouvir, durante a realização de tais atividades educacionais, a famosa expressão do “Modelo IEP de Educar”. Na prática, a expressão é um fortalecimento, assim como expressão do trabalho realizado pela instituição. Por isso, pensando nas metodologias ativas, a equipe pedagógica elabora, unindo projeto e resolução de problemas, o evento conhecimento como Feira das Inovações, por exemplo. Neste momento, sob orientação dos professores, os jovens desempenham total autossuficiência, projetando suas ideias através de projetos tecnológicos
em ação. Em 2022, a temática eleita para o desenvolvimento dos projetos foi o da “Tecnologia e as suas múltiplas abordagens”. À vista disso, como resolução de problemas, os jovens receberam a tarefa de pensar em aplicativos como tendência para soluções inovadoras, contribuindo assim para a culminância de uma aprendizagem significativa e na formação de competências colaborativas.
Portanto, completando quinze anos de existência o IEP tornou-se referência em educação profissional no país, com destaque aos programas: Aprendiz Campeão IEP, Qualificação Profissional de Pessoas com Deficiência- PCD´s, fomento do empreendedorismo, consolidando as metodologias ativas em todo itinerário educacional. Já beneficiou milhares de pessoas por meio de uma educação inovadora e integral, contribuindo para a formação de indivíduos que pensam na sociedade a partir da ótica da sustentabilidade, do bem comum, com corresponsabilidade, equidade, respeito às diferenças, ética,
solidariedade e justiça social.
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