No mês de abril, somos convidados a refletir e agir em prol da conscientização sobre o autismo, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Abril Azul é mais do que apenas um período de reconhecimento; é uma oportunidade para promover a compreensão, a aceitação e a inclusão das pessoas no espectro do autismo em todas as esferas da vida.
Em nossa jornada rumo a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, é crucial reconhecer e valorizar a diversidade em todas as suas formas. Cada pessoa, independentemente de suas diferenças, merece ser tratada com respeito, dignidade e compaixão. No entanto, para muitas pessoas com autismo e suas famílias, o caminho para a inclusão pode ser repleto de desafios.
Um dúvida comum…
”Qual especialista diagnostica o autismo?”
Quando há suspeita de autismo na família, é comum surgir a dúvida sobre qual especialista procurar para obter um diagnóstico. Identificar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é fácil, já que não há uma característica física específica que o defina. Não existem sinais no rosto ou na pele que diferenciem alguém com autismo de alguém sem. Além disso, não há exames laboratoriais ou de imagem que confirmem o diagnóstico.
Normalmente, o autismo é diagnosticado por profissionais da saúde mental ou médicos especializados em neurodesenvolvimento, como psicólogos, psiquiatras infantis, neuropediatras ou terapeutas ocupacionais. Eles realizam uma avaliação abrangente, que inclui observação do comportamento, conversas com os pais ou cuidadores, aplicação de testes padronizados e análise do desenvolvimento da criança. O diagnóstico costuma envolver uma equipe multidisciplinar para garantir uma avaliação completa e precisa das necessidades individuais da pessoa em questão.
Fonte: Instituto Inclusão Brasil
#UmaDica
Quem gosta de série aí!?
Uma série que aborda o tema do autismo de uma maneira sensível e informativa é “Atypical”. Esta série da Netflix segue a vida de Sam, um adolescente no espectro do autismo, enquanto ele navega pelas complexidades da adolescência, relacionamentos e independência. “Atypical” oferece uma visão equilibrada e compassiva do autismo, destacando os desafios e as alegrias que vêm com ele, ao mesmo tempo em que destaca a importância da compreensão e da aceitação.
Então…
Neste Abril Azul, convidamos você a se juntar a nós nessa missão. Vamos trabalhar juntos para construir uma sociedade onde cada pessoa, independentemente de suas habilidades e características, seja valorizada e respeitada. Vamos celebrar a diversidade, promover a inclusão e criar um futuro mais brilhante para todos. No IEP, estamos comprometidos em apoiar a causa do autismo. Acreditamos que a educação e a conscientização são fundamentais para criar uma sociedade mais inclusiva.
Junte-se a nós nessa jornada de conscientização e apoio ao autismo. Unidos, podemos fazer a diferença!
Deixe um comentário