Jovens mudando a realidade das suas comunidades.
O Instituto de Educação Portal – IEP realizou na ultima sexta-feira (16) a 8° edição do IEP Voluntários com a apresentação de mais de 15 projetos sociais na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
O IEP Voluntários tem por objetivo levar os Aprendizes Campeões do IEP a desenvolverem projetos de cunho sustentável nas comunidades, gerando impacto positivo frente às problemáticas diagnosticadas pelos educandos.
Os projetos desenvolvidos criam ferramentas de solução para os problemas identificados nas comunidades. Através do IEP voluntários os educandos protagonizam o voluntariado e liderança social, bem como são instigados a atuarem como agentes de transformação interferindo positivamente em suas famílias e comunidades.
Em 2016 o evento contou com a participação de mais de 300 participantes incluindo comunidade, empresas parceiras do IEP e poder publico. Na programação houve ainda a entrega da 2 edição da Placa Liderança e homenagem à Diretora Executiva do IEP, Monica Rabelo, por seu amor e dedicação à causa social dos jovens.
Os projetos apresentados foram:
Promover o envio de cartas de pessoas que outrora viveram situação de marginalidade e abando e que agora, gozam de situação melhor. Elas irão enviar cartas para as pessoas que hoje moram nas ruas, no sentido de dar novos significados e esperanças para suas vidas.
Demonstrar através de palestras motivacionais que é possível vencer mesmo em meio as dificuldades impostas pela vida e que as limitações e muletas muitas vezes são desculpas que arranjamos para não alcançarmos os sonhos
O projeto Educart: Objetivo de atender ao tópico 6.b Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento, através da conscientização do público jovem eu seus estabelecimentos de ensino, formando multiplicadores
Promover a conscientização e a informatização dos efeitos que o ser humano pode causar no meio ambiente, proporcionando assim através do teatro, da música e dos jogos a reflexão de como podemos utilizar os recursos naturais de uma maneira racional.
Lançar esperança para as crianças que estão recebendo atendimento do hospital do Câncer, através de histórias de aventuras, jogos lúdicos e esquetes teatrais com fantasias de personagens conhecidos.
Conscientizar a comunidade para a importância da correta utilização dos resíduos sólidos, compreendendo na prática os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar, através da confecção de objetos decorativos.
Procurar transportar alegria de uma forma diferente fazendo com que aqueles idosos sentissem bem, que sentissem jovens. Mostrar que eles são especiais no mundo e que eles têm um significado para existir e mostrar que existe alguém no mundo que reparam na existência e que simples coisas como uma frase ou outra ou a imagem deles pode se tornar tão essencial na vida de todos nós, principalmente na deles.
O projeto seria um sistema de irrigação com base em um sensor de umidade, é usado um sensor de umidade no solo onde se encontra a horta ou plantação, o sensor identifica a umidade do solo, e, dependendo da condição do solo (com relação a umidade), o sensor, com a ajuda de um sistema eletrônico libera ou não a irrigação.
Nosso projeto visa o incentivo a leitura para que seja aberto um novo mundo usando a imaginação e a criatividade , mostrando que existem uma nova maneira usar a mente através da ludicidade e da leitura.
Projeto tem como objetivo ressignificar a vida de jovens gerando a transformação humana e comportamental através da arte e educação
A oportunidade que o IEP me proporcionou de participar do IEP Voluntários foi muito gratificante tendo em vista que o projeto que desenvolvemos, com o publico alvo idosos, nos trouxe grande aprendizado e uma grande experiência que na minha vida. Eu aprendi que por mais que sejamos abandonados pelos nossas famílias Deus nunca nos abandona.
Francisco Anderson,
Aluno do Projeto Piloto De Qualificação Profissional e Inserção
Laboral de Adolescentes na Área de Mecânica.
Deixe um comentário