O Instituto de Educação Portal realizou no dia 11 de dezembro de 2015 a VII Edição do IEP Voluntários na Assembleia Legislativa do Ceará com a apresentação de 22 ( vinte e dois) projetos sociais, todos atendendo aos Objetivos do Milênio – ODM.
O IEP Voluntários tem por objetivo levar os jovens a desenvolverem projetos de cunho sustentável nas comunidades, gerando impacto positivo frente às problemáticas diagnosticadas pelos educandos Os projetos desenvolvidos criam ferramentas de solução para os problemas identificados nas comunidades visando melhoria de indicadores sociais. Nessa edição de 2015 os projetos apresentados foram:
(1) Multivação; (2) Resgate de Ayrlan; (3) Working for the World; (3) Juventude Aristotélica – Plantando uma semente de amor; (4) Você tem fome de que? (5) Horta na escola; (6) Comunidade Sustentável – Plante o amanhã, (7) Meu porto seguro; (8) Super ação; (9) Brincando de ser criança; (9) CRER – Conscientizar, Reciclar, Economizar e Revolucionar; (10) Sim, sou belo; (11) Cobrador solidário; (12) Oficina musical; (13) Levando oportunidades; (14) Devolvendo sorrisos; (15) Igualdade; (16) Escola de heróis; (17) Conquistando sorrisos; (18) Biblioteca itinerante; (19) De geração a geração; (20) Mãos que transformam; (21) Eneagrama, a chave do universo; (22) Orientação sexual.
Todos os projetos foram apresentados e comentados por uma banca composta pela rede do bem IEP : Dialogus Consultoria em Responsabilidade Social, IBLF – Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Faculdade Fametro, Instituto Nordeste e Cidadania – INEC e Nelson Wiliam & Advogados Associados, com o intuito de agregar conteúdo a todas as ações bem como fazer uma interação entre os Educandos do IEP, que idealizaram os projetos sociais e o mercado que vive na realidade em que os projetos atuam.
O evento foi ainda abrilhantado pela apresentação Qual é Lei?, uma encenação Teatral criada pela equipe de Arte Educadores dos Espaços Mundos do IEP, a qual abordava a redução da Maioridade Penal enquanto solução inadequada para os jovens e sociedade, não obstante postulando a Educação Sustentável como solução para os problemas de vulnerabilidade social dos jovens.
A Edição do IEP Voluntários 2015 contou ainda com a premiação das empresas PCA Refeições, Schneider Eletric e Faculdade Fametro através do Selo de Empresa Socialmente responsável, sendo as duas primeiras na categoria prata e a ultima na categoria ouro, por seus constantes apoios e incentivos às ações sociais do IEP. Ainda foi feito honrosa homenagem ao Sr. Eldivan Tavares, diretor do departamento de transporte do Eusébio, por disponibilidade de transporte aos alunos do núcleo do IEP em Eusébio e a
Sra. Agnes Veronica, por sua generosa doação de um laboratório de eletromecânica o qual será usado na qualificação profissional dos educandos do IEP nos cursos de aprendizagem e técnicos.
Na solenidade houve também a certificação: ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, IBLF – Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Dialogus Consultoria em Responsabilidade Social, Café Novo Comunicação e BNB – Banco do Nordeste do Brasil como apoiadores da VIII Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, realizado no mês de Outubro do mesmo ano.
“Falar do IEP é trazer boas memorias e bons aprendizados, o IEP não somente forma na questão profissional, mas através dos Espaços Mundos, impacta a vida de todos os seus alunos. Não somente sairei de lá uma grande profissional, mas com certeza minha alma, meu espirito e meus sentimentos sairão de uma forma bem mais sensível as questões sociais do mundo. O IEP voluntários só nos possibilitou a oportunidade de vivenciar uma realidade que hoje em dia não é mais camuflada, uma realidade que infelizmente é verídica em nossa sociedade”.
Joyce, Aprendiz IEP , ADM III, Caucaia.
Sobre o IEP – Instituto de Educação Portal
O IEP é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sem fins lucrativos fundada há mais de 8 anos, atuante em Fortaleza e região metropolitana com o objetivo de fomentar a inclusão econômica, social e cultural de jovens em situação de vulnerabilidade social através de programas de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Seu grande diferencial é a Tecnologia Social – Espaços Mundos, uma metodologia que engloba aspectos emocionais e espirituais através da arte e cultura, objetivando o desenvolvimento de competências humanas essenciais ao processo evolutivo
do ser humano. Em função dos excelentes resultados e do trabalho sério e transparente, o IEP já foi reconhecido por instituições como ONU e Fundação Banco do Brasil.
Deixe um comentário